Visite nosso canal no YouTube:

Visite nosso perfil no Facebook:


Siga-nos no Twitter:


 

Slade, de Skinheads a reis do Glitter 
(Parte 1)

 

     ”Well alright ev'rybody, let your head down
I wanna see ev'rybody get up off their seat,
Clap your hands stamp your feet, get down and get with it”...

        

        A partir de março de 1972 este refrão estava na boca de todos os garotos do planeta Terra, imortalizado em um dos mais famosos discos ao vivo de todos os tempos. ‘Slade Alive’ com sua inesquecível capa vermelha e preta, ficou em nas paradas de sucesso por 58 semanas seguidas, atingindo o segundo lugar. Gravado em um estúdio em forma de teatro, com seus 200 lugares lotados com membros do fã clube, este disco foi a grande jogada de Chas Chandler, ex-baixista dos Animals que após a morte de Jimi Hendrix, estava produzindo este novo grupo.
   

        Com este disco, os ex-skinheads (outra jogada de Chandler para tentar promover sua nova cria), passaram a categoria de ícones do Glitter Rock, dominando as paradas de compactos, batendo inclusive o recorde dos Beatles. De maio de 1971 até novembro de 1975, o Slade teve 6 primeiros lugares, sendo que 3 vieram do nada direto para o topo. Nem os quatro cabeludos fizeram a façanha, que continua imbatível até hoje. Tiveram mais 3  segundos lugares, 3 terceiros, 1 quarto, um quinto...

        De 1972 a 1975, a cartola com espelhos e o fraque vermelho de Noddy Holder, sua voz de "gralha", a guitarra "superyob" de Dave Hill, o surpreendente baixo de Jim Lea e a batida marcante de Don Powell foram o som das festas com cheiro de "patchoulli". As botas "cavalo de aço", as calças boca larga e as camiseta justas eram a vestimenta ideal para "sair das cadeiras, bater palmas e pisar forte".

        Sua história já é bastante conhecida: um grupo de garotos pobres forma um grupo, desta vez na pequena cidade britânica de Wolverhampton. Em 1964, incendiado pela febre da beatlemania, o jovem Donald George Powell (Don Powell), baterista, junta-se ao cantor Johnny Howells e ao guitarrista Mickey Marson. Logo o trio aumentaria, com a entrada do baixista Cass Jones. O grupo foi batizado como "The Vendors". O repertório era basicamente Buddy Holly, Eddie Cochran e Gene Vincent e as apresentações ficavam restritas a clubes, festas e casamentos. A entrada de mais um guitarrista, o solista Dave Hill, egresso do grupo 'The Young Ones", deu mais força ao grupo. Logo seu repertório mudou para obscuras versões de Lightnin' Hopkins, Sonny Boy Williamson e Muddy Waters. Apresentam-se regularmente e chegam a gravar um EP, no estúdio de um amigo, cuja única cópia existente está nas mãos do baterista Don Powell.

        No final de 1964, ocorre a mudança de nome da banda: passam a se chamar "The N'Betweens", excursionando regularmente pelos clubes da região. Nestas "turnês" conhecem o grupo "Steve Brett and the Mavericks", cujo guitarrista solo e cantor-de-apoio-de-voz-esganiçada era Noddy Holder. Um namoro entre o grupo e Noddy ficou em banho-maria. Em 1965, eles gravam mais um EP, desta vez para a Barclay Records. O disco só foi lançado na França. Neste disco eles gravaram, entre outras, a música "Little Nighttingale", do guitarrista Jimmy Page, que trabalhava nos estúdios da Pye, em Marble Arch.

        Em 1966, mudanças começam a ocorrer no grupo, saindo o baixista e o guitarrista-ritmo, dando lugar ao desconhecido Jim Lea e abrindo brecha o guitarrista "berrador" Noddy Holder, cansado do papel secundário nos "Mavericks". Logo Noddy ofuscou o cantor original Johnny Howells, que acabou saindo em junho. O novo grupo lança um compacto, já com a formação definitiva. Seus shows reuniam sucessos dos Four Tops, Goffin/King, Traffic, Procol Harum e muita música da Tamla. Tudo re-arranjado pelo jovem Jim Lea, que apesar de desconhecido tinha um apuradíssimo ouvido musical. Todas as músicas caíam como uma luva na garganta de Noddy Holder. E com muitos shows e frustações, passam os anos de 1967 e 1968.

        Chegou 1969! O grupo, rebatizado para "Ambrose Slade" (psicodelia+flower power+flamboyant=?) assina um contrato com a gravadora Fontana e lança 'Beginnings', um disco onde as covers iam de Beatles a Steppenwolf, passando por alguns temas originais. Mas a grande cartada veio com a entrada de Chas Chanler como empresário e produtor do grupo. Primeira novidade: cabeças raspadas e coturnos nos pés. Os skinheads eram um mercado em evidência e o grupo tinha potencial ao vivo para animar esta massa ávida por decibéis e energia.

        Após alguns compactos veio o hino: 'Get Down and Get With It', sucesso de Little Richard que, ao gritar para a massa "abaixem a cabeça, batam palmas e batam os pés", entregou de bandeja o que os usuários de coturnos mais desejavam. Barulho, energia e diversão. Com isso, o agora Slade montou a reputação de melhor show ao vivo em termos de energia e retorno a platéia de todo Reino Unido. Eles nunca lucravam com os shows, pois tinham que pagar pelas cadeiras quebradas e outros estragos menores.

        Mas o rock dos anos 70 mudaria após o disco-tributo-aos-fãs, 'Slade Alive'. Os cabelos começaram a crescer na banda, a purpurina passou a adornar o corpo de Dave Hill, as roupas ficaram brilhosas, as botas ganharam saltos e o ano de 1972 ainda não havia acabado.

 

Discografia

> The Vendors (Don Powell, Dave Hill e outros)

- EP Peace Pipe / Twilight Time / It's Too Late Now / Take Your Time (1964)

> Steve Bratt and the Mavericks (Noddy Holder e outros)

- CS Wishing / Anything That's Part of You (Columbia DB 7470) - 1/65
- CS Sad, Lonely and Blue / Candy (Columbia DB 7581) - 5/65
- CS Chains On My Heart / Sugar Shack (Columbia DB 7794) - 12/65

> The N'Betweens (Don Powell, Dave Hill e outros)

- EP Take A Heart / Can Your Monkey Do The Dog / Oop Oop I Doo / Little Nightingale (Barclay 70907) - 1965

> The N'Betweens (Don Powell, Dave Hill, Jim Lea e Noddy Holder)

- CS You Better Run / Evil Witchman (Columbia DB 8080) - 11/66

> Ambrose Slade

- LP Beginnings (Fontana STL 5492) - 4/69
- CS Genesis / Roach Daddy (Fontana TF 1015) - 5/69

> Slade

- CS Wild Winds Are Blowing / One Way Hotel (Fontana TF 1056) - 10/69
- CS Shape Of Things To Come / C'mon C'mon (Fontana TF 1079) - 3/70
- CS Know Who You Are / Dapple Rose (Polydor 2058 054) - 9/70
- LP Play It Loud (Polydor 2382 026) - 11/70
- CS Get Down And Get With It / Do You Want Me - The Gospel According To Rasputin (Polydor 2058 112) - 5/71
- CS Coz I Luv You / My Life Is Natural (Polydor 2058 155) - 10/71
- CS Look Wot You Dun / Candidate (Polydor 2058 195) - 1/72
- LP Slade Alive (Polydor 2383 101) - 3/72

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           

    APOIO:

 
 
 
Copyright 2010
Todos os direitos reservados a Pugialli Produções Artísticas Ltda.
Site melhor visualizado em 1024 x 768