Visite nosso canal no YouTube:

Visite nosso perfil no Facebook:


Siga-nos no Twitter:


 

Slade, o Rei do Glitter 
(Parte 2)
     

”So cum on feel the noize

Girls grab the boys

We get wild, wild, wild

At your door!”....

 

        Agora não tinha mais jeito. Os críticos não podiam torcer a cara e ignorar o que a juventude inglesa está gritando a todos os pulmões. O disco Slade Alive catapultou o grupo para o estrelato e eles agora ditavam a moda!.

        Com este disco, os ex-skinheads (outra jogada de Chandler para tentar promover sua nova cria), passaram a categoria de ícones do Glitter Rock, dominando as paradas de compactos, batendo inclusive o recorde dos Beatles. De maio de 1971 até novembro de 1975, o Slade teve 6 primeiros lugares, sendo que 3 vieram do nada direto para o topo. Nem os quatro cabeludos fizeram a façanha, que continua imbatível até hoje. Tiveram mais 3  segundos lugares, 3 terceiros, 1 quarto, um quinto...

        De 1972 a 1975, a cartola com espelhos e o fraque vermelho de Noddy Holder, sua voz de "gralha", a guitarra "superyob" de Dave Hill, o surpreendente baixo de Jim Lea e a batida marcante de Don Powell foram o som das festas com cheiro de "patchoulli". As botas "cavalo de aço", as calças boca larga e as camiseta justas eram a vestimenta ideal para "sair das cadeiras, bater palmas e pisar forte".

        CLIQUE NOS DISCOS E OUÇA OS CLIPES
               DEPOIS VOLTE PARA A PÁGINA

        O ano do Slade foi 1972. Logo em Janeiro lançam mais um compacto, Look Wot You Dun. Mais polêmica com os professores. Em duas semanas atingiu o quarto lugar nas paradas, permanecendo no mesmo posto por mais duas semanas seguidas, só saindo de vez após dez semanas.

        E mais uma apresentação na "BBC Radio", ainda em Janeiro, agora no "Pete Drummond Show", cantando In Like A Shot From My Gun, My Life Is Natural, The Shape of Things To Come e Look Wot You Dun.

       A grande cartada de Chas Chandler foi armada para Fevereiro: o grupo alugou por três noites o novíssimo estúdio "Command Theatre", em Piccadilly Circus, onde gravariam a nata, la créme de la créme, de seus shows. A cada uma das noites 300 membros do fã clube lotam o simpático auditório do estúdio, dando a resposta perfeita à energia do grupo. As sete músicas escolhidas foram a irretocável amostra do poder do grupo ao vivo. O repertório completo naqueles dias era Hear Me Calling, In Like A Shot (From My Gun), Look Wot You Dun, Keep On Rockin', Move Over, Know Who You Are, Lady Be Good, Coz I Luv You, Darling Be Home Soon, Get Down And Get With It, Good Golly Miss Molly e Born To Be Wild.

         

        

        Uma grande festa para a imprensa aconteceu no "Ronnie Scott's Club", no dia 2 de Março. O grupo apresentou-se ao vivo e o disco foi bem badalado, com distribuição de brindes, como o "badge" abaixo.

  

 

         Lançado em Março, o disco foi um tremendo sucesso das paradas, ficando em segundo lugar por 58 semanas! Depois, entrava e saía das paradas como "uma bola de ping-pong". Até um pouco antes de seu falecimento, o guitarrista Alvin Lee, do Ten Years After, agradecia os royalties recebidos por Hear Me Calling.

       O grupo excursiona por toda a Europa, onde seus discos são primeiro lugar das paradas. Um novo disco é lançado em Maio, Take Me Bak 'Ome. O baixista Jim Lea confessou que ao aproveitar esta antiga música ele adicionou uma ou duas frases de Everybody's Got Something To Hide..., dos Beatles.

            

 

       Uma apresentação na "BBC Radio", em Maio, no programa "John Peel Show", mostra bem como era o repertório da banda nos shows: Move Over, Let The Good Times Roll, Gudbuy Gudbuy, Darling Be Home Soon e Keep On Rockin'.

       No final do mês veio a consagração do Slade. Eles se apresentaram no "Great Western Festival", em Lincoln, no Domingo, 28 de Maio, mesmo dia em que tocaram Focus, Spencer Davis e os Beach Boys fechando a noite. O Slade foi a penúltima atração, vindo antes do Monty Python's Flying Circus (!). Até então o Slade era um grupo de clubes, apesar do sucesso. Chas Chandler achava que eles só deviam se apresentar em locais que pudessem lotar duas vezes. Mas ali, em frente a 50 mil jovens alucinados eles "roubaram" o festival e as páginas dos jornais e revistas especializadas.

                     

              

Slade getting one of the biggest receptions from the crowd, didn't expect that!

Sunday for me was the Beach Boys set and stomping in the mud along with Slade.

Other highlights included the place going "crazee" with Slade.

Slade, a band who previously didn't even like, were the stars of the festival, encouraging an enormous straw fight.

       Na semana seguinte ao festival, Take Me Bak 'Ome era primeiro lugar das paradas! Este disco trazia, pela primeira vez, os ingredientes que todos os discos do grupo apresentariam em seguida: muito eco, palmas, batidas de pé, multidão gritando o refrão, tudo para dar um "molho" de gravação ao vivo. Ficou 13 semanas nas paradas.

       A briga agora nas paradas era dividida com Marc Bolan & T.Rex, Sweet, David Bowie, Status Quo, Mott The Hoople, Gary Glitter e Elton John. A a vantagem do Slade era evidente.

                     

 

       O compacto seguinte, Mama Weer All Crazee Now, de Agosto, entrou direto em segundo lugar da parada! Na semana seguinte e nas duas subseqüentes era primeiro lugar! Ficou 10 semanas nas paradas.

         

 

       Em Novembro, após excursões pela Inglaterra com Suzi Quatro e Thin Lizzy, pelos Estados Unidos com Humble Pie e J. Geils Band, e pela Australia com Caravan e Status Quo, outro disco foi lançado. Gudbuy T'Jane, que entra em quarto lugar nas paradas. Pula para terceiro e, na terceira semana atinge o segundo lugar. Não conseguiu alcançar o primeiro lugar pois Chuck Berry acabava de lançar My-Ding-A-Ling, um sucesso fulminante! Mas ficou 13 semanas nas paradas.

                   

 

       Natal chegando e, para coroar o ano, e "abiscoitar" as vendas de Papai Noel, é lançado seu quarto LP, Slayed?. Este disco foi igualmente primeiro lugar. Ficou três semanas como número 1 e um total de 34 semanas nas paradas. Nele estavam as favoritas de seus shows, Move Over e Let The Good Times Roll, além dos últimos compactos de sucesso. A voz de Noddy Holder está impecável neste LP, mais esganiçada do que nunca. Jim Lea simplesmente "arrasa" com seu baixo solando o tempo todo. Dave Hill faz as honras de solista, com belos fraseados e riffs. Para manter a cozinha pulsando, Don Powell marca cada frase de Lea e Hill. O grupo está perfeito, rumo ao sucesso ainda maior!

       Agora é só esperar por 1973 e gritar....

     

        "Venha Sentir o Barulho"!

     

 

Discografia Slade (segunda parte)

- CS Look Wot You Dun / Candidate (Polydor 2058 195) - 1/72

- LP Slade Alive! (Polydor 2383 101) - 3/72

- CS Take Me Bak 'Ome / Wonderin' Y (Polydor 2058 231) - 5/72

- CS Mama Weer All Crazee Now / Man Who Speaks Evil (Polydor 2058 274) - 8/72

- CS Gudbuy T'Jane / I Won't Let 'Appen Agen (Polydor 2058 312) - 11/72

- LP Slayed? (Polydor 2382 163) - 12/72

 

 

 

 

 

Clique para ouvir Look Wot You Dun

 

 

 

Clique para ver Hear Me Calling

 

 

 

Clique para ouvir Take Me Bak 'Ome

 

 

 

Clique para ouvir Mama Weer All Crazee Now

 

 

 

Clique para ouvir Gudbuy T'Jane

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    

 
Copyright 2017
Todos os direitos reservados a Pugialli Produções Artísticas Ltda.
Site melhor visualizado em 1024 x 768